Caminhos para Retenção de Alunos
Os mais céticos podem afirmar que a situação é: afundar ou nadar. Não acredito em sentenças definitivas, acredito em processos, portanto, acredito que se uma IES não realizar transformações consistentes “a morte por afogamento” será lenta, mas virá. Provavelmente, IES que tenham mais prestígio terão mais tempo de vida, caso decidam fazer as mesmas coisas que sempre fizeram.
Faço um convite para os leitores: sejam ousados em suas atividades. No caso do ensino superior, se você é gestor, procure remover as barreiras burocráticas e promova a inovação, não permita a fragmentação institucional, onde prevalecem as “ilhas de micro poderes”. Se você é professor, procure compreender as diversas dimensões da aprendizagem. Caso seja da administração, entenda o ambiente em que atua e colabore com a integração das diversas áreas da IES. Confira aqui a matéria completa no SEMESP.
Para ter acesso ao conteúdo ministrado às IES da Bahia, sobre o Workshop – Captação e Retenção realizado pelo SEMESB de alunos acesse aqui.