Desinteresse e dívida com Fies faz estudante procurar bolsa para Ensino Superior
O número de estudantes cadastrados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) despencou 93% nos últimos 10 anos. Entre os principais motivos para essa perda de relevância estão o alto índice de endividamento dos participantes do programa, após a formatura, e a consequente queda na atratividade de alunos.
De olho neste alto índice de endividamento e visando a resgatar o papel social do Fies, o Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente uma reformulação no programa para facilitar a negociação e a renegociação dos débitos, mas ainda não informou de que forma será ajustado.
“Embora o Fies, a princípio, ofereça uma chance aos que não possuem recursos para pagar a Graduação, é crucial que o estudante avalie com cuidado os potenciais prejuízos a longo prazo para que tenha decisões mais assertivas sobre como ingressar no Ensino Superior” avalia Marcelo Lima, diretor da edtech Quero Educação, para quem o desinteresse pelo Fies e a inadimplência dos estudantes têm motivado o aumento na procura por bolsas de estudos em marketplaces….ACESSE A REPORTAGEM COMPLETA (CLIQUE AQUI)