EaD registra 3 milhões de ingressantes em 2022
Modalidade esteve presente em 3.219 municípios brasileiros em 2022. Inep divulgou resultados do Censo Superior 2022 nesta terça (10).
O número de ingressos em cursos de graduação a distância (EaD) tem aumentado substancialmente nos últimos anos, tendo ultrapassado a marca histórica de 3 milhões de ingressantes em 2022. Os dados fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 10 de outubro. .Outro fato que chama atenção é o número de ingressantes em cursos presenciais, que vem diminuindo desde 2014. Em 2021 foi registrado o menor valor dos últimos dez anos. Entretanto, em 2022 foi registrada uma quebra da tendência e o número de ingressantes em cursos presenciais voltou a subir, registrando 1.656.172 de alunos.
Em seguida ascensão, a matrícula na modalidade EaD esteve presente em 3.219 municípios brasileiros em 2022. Um aumento de 87% quando comparado a 2014.
Panorama – Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, o cenário apresentado pelo censo traz informações que serão essenciais na construção de políticas públicas voltadas ao ensino superior. “Os dados dizem respeito aos processos de transição do ensino médio ao ensino superior, fala do perfil das instituições que oferecem vagas de graduações no país, o acesso e atendimento da população em idade escolar na educação brasileira, a eficiência do sistema e, por fim, dados que lidam com as questões relativas à equidade”, destacou.