Avaliação federal infla qualidade de curso superior
Confira aqui o Relatório De Auditoria Operacional. Atuação Da Secretaria De Regulação E Supervisão Da Educação Superior Do Ministério Da Educação – Seres/Mec E Do Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep Nos Processos De Regulação, Supervisão E Avaliação Dos Cursos Superiores De Graduação No País. Fórmula De Cálculo De Um Dos Indicadores Utilizados E Diferença De Indicadores Para Mensuração Do Mesmo Objeto Com Prejuízo Às Conclusões Sobre A Qualidade Dos Cursos Superiores No Brasil. Constatação De Superdimensionamento Da Qualidade Dos Cursos Superiores. Determinações. Recomendações. Ciência.
O sistema de avaliação do ensino superior do Ministério da Educação não tem sido capaz de expressar o nível de qualidade dos cursos universitários do país. Ao contrário, superdimensiona em muitos casos a qualidade das graduações, aponta uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União).
O trabalho, concluído em maio, analisou os procedimentos e a metodologia dos indicadores federais. A forma de cálculo desses índices recebeu atenção especial.
Leia mais em Folha de S. Paulo