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ABMES Cursos| O novo Enade no contexto do Sinaes

10 setembro -09:00 - 12 setembro -17:30

O novo Enade no contexto do Sinaes

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceira com a EDUX21 Consultoria Educacional, realizará o curso sobre Enade das Licenciaturas, edição 2024, visando contribuir com as instituições de educação superior (IES) particulares na obtenção de  conceitos satisfatórios no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Enade, apesar da série histórica, ainda representa um  desafio para as IES devido aos aspectos logístico e acadêmico essenciais na operacionalização dessa modalidade avaliativa, que precisa envolver todas as instâncias institucionais na conscientização do aluno em relação à importância do exame.
A edição de 2024 altera significativamente as diretrizes e os procedimentos relacionados ao Enade, que foca exclusivamente nos cursos de graduação licenciatura, como a prova prática. 
Diante deste cenário, a ABMES ofertará este curso com o intuito de subsidiar as IES em relação às importantes alterações trazidas pela Portaria nº 610, de 27 de junho de 2024, pela Portaria nº  611, de 27 de junho de 2024 e pelo Edital nº  124, de 20 de julho de 2024, visando subsidiar as IES no alcance de resultados satisfatórios. 

Objetivo Geral

Apresentar e refletir sobre a concepção do Enade, dos elementos constitutivos, dos procedimentos, dos desafios e das tendências do exame, com ênfase nas inovações implantadas na edição de 2024, visando auxiliar as IES  na obtenção de indicadores de qualidade satisfatórios, tendo como base o entendimento que o Enade é elemento curricular e precisa estar contemplado nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

Objetivos específicos

  • Apresentar e refletir sobre as bases conceituais do Sinaes e os elementos constitutivos do Enade, com ênfase nas alterações implantadas pelo Inep na edição de 2024;
  • Apresentar e detalhar o Plano de Ação Enade, considerando as especificidades das IES;
  • Refletir sobre os impactos dos resultados do Enade nos processos regulatórios e de supervisão dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior (IES);
  • Relatar experiências na aplicação do plano de ação em IES privadas.

 

Público-alvo: gestores, coordenadores, procuradores institucionais, docentes e profissionais do setor educacional

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